AVC

O acidente vascular cerebral (AVC), também chamado de derrame cerebral é uma doença caracterizada pelo início súbito de um déficit neurológico (perda de força, alteração na fala,…) Ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos sanguíneos cerebrais provocando um distúrbio na circulação que leva a uma redução do aporte de oxigênio às células cerebrais com conseqüente morte dessas células.

O termo ataque isquêmico transitório (AIT) refere-se ao déficit neurológico transitório com duração de menos de 24 horas até total retorno à normalidade; quando o déficit dura além de 24 horas, com retorno ao normal é dito como um déficit neurológico isquêmico reversível (DNIR).

Sintomas de AVC:

• Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo.
  • Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo.
  • Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos.
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem.
  • Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente.
  • Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

O tratamento da pessoa vitimada por um AVC dependerá sempre das particularidades que envolvam cada caso. O AVC é uma emergência médica e quanto mais rápido for tratado (idealmente dentro de 4h e meia do início dos sintomas), melhor é a recuperação do paciente. Existem dois tratamentos: medicamentoso, onde se infunde um trombolítico venoso (para "limpar" o coágulo do cérebro) e o tratamento endovascular onde se retira o coágulo através de aspiração ou do uso de stents especiais.

Há recursos terapêuticos que podem auxiliar na restauração das funções afetadas. Para que o paciente possa ter uma melhor recuperação e qualidade de vida, é fundamental que ele seja analisado e tratado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, incluindo médicos, fisioterapeutas, psicólogos e demais profissionais.