MAV

A malformação arteriovenosa (MAV) é um tipo de malformação vascular que se caracteriza por uma conexão anormal, de alto fluxo, entre o sistema arterial e venoso. Essa conexão é chamada de nidus da malformação; é composta por vasos malformados que apresentam maior fragilidade, com maior risco de ruptura.

Uma MAV pode ser congênita, devido a anormalidades no processo de maturação dos capilares embrionários instalando-se na terceira semana de vida intrauterina, estágio em que ocorre a organização vascular das artérias, capilares e veias primitivas, aparecendo em qualquer parte do corpo, sendo mais frequente no cérebro ou na medula. Apresenta-se como uma espécie de "emaranhado” de vasos sanguíneos anormais e dilatados.

Sinais e sintomas da MAVs não rotas:

• Crise convulsiva;
  • Cefaleia;
  • Zumbido pulsátil (som pulsante na cabeça);
  • Fraqueza progressiva ou dormência em um lado do corpo;

Sinais e sintomas da MAVs rotas (hemorragia intracraniana):

• Cefaleia súbita e severa;
  • Fraqueza ou dormência em um dos lados do corpo;
  • Perda da visão;
  • Dificuldade em falar;
  • Incapacidade de compreender os outros;
  • Tontura súbita e perda do equilíbrio;

O diagnóstico de MAV cerebral geralmente começa com um exame médico especializado, através da história clínica e exame físico. Exames de imagem são necessários, tais como: ressonância magnética e arteriografia cerebral.

Existem três tratamentos diferentes para a MAV:

1. Microcirurgia – cirurgia realizada através de abertura no crânio com auxílio de microscópio cirúrgico. Objetivo é coagular a malformação e retira-la.

2. Embolização – cirurgia realizada através de um pequeno orifício na virilha, por dentro do vaso. Objetivo é injetar materiais que promovam a oclusão dos vasos malformados.

3. Radiocirurgia – uma forma de radioterapia em que a radiação é concentrada na malformação, diminuindo assim os riscos envolvidos com a radioterapia convencional. Leva a oclusão da malformação ao longo do tempo. Em geral em 1 a 2 anos.

CADA TÉCNICA POSSUI VANTAGENS E DESVANTAGENS E PODE SER REALIZADA UMA COMBINAÇÃO DELAS EM UM MESMO PACIENTE.

Lembrando que as opções de tratamento para uma MAV cerebral dependem do tamanho e da localização dos vasos sanguíneos anormais. Vale ressaltar que os remédios também podem ser usados para tratar os sintomas relacionados, tais como dores de cabeça ou crises convulsivas.